RESPONSÁVEIS


Antes de mais nada, obrigado por dedicar sua atenção ao nosso blog!



Por acreditar no potencial pedagógico da internet resolvi utilizar essa ferramenta como recurso auxiliar para a travessia da forma tradicional de se pensar e fazer a educação para uma concepção pedagógica mais em sintonia com a cultura infanto-juvenil do mundo contemporâneo.

Obviamente que recursos tecnológicos não são fins em si mesmos, antes são meios (assim como o são a lousa e o piloto), que devem estar a serviço do desenvolvimento de competências e habilidades cognitivos, afetivos, atitudinais, procedimentais, éticos, políticos e estéticos.

O blog Teia do Conhecimento: O Ser Humano é um braço do Projeto Teia do Conhecimento, concepção e prática pedagógicas fundamentadas na interdisciplinaridade, na resolução de situações-problema, no desenvolvimento de competências e habilidades e na avaliação diagnóstica, processual e formativa.

Além do blog, faz parte do Projeto um guia didático físico que irá conduzir nossos trabalhos em sala de aula. Os capítulos serão postados paulatinamente na página GUIA DIDÁTICO. Fiquem atentos / atentas!

Por favor, pais, mães, responsáveis, não criem a espectativa que de uma hora pra outra seus filhos e filhas se transformarão em verdadeiros intelectuais mirins. Não é tão simples romper com a estrutura pedagógica forjada no século XIX e ainda hoje hegemônica no sistema educacional brasileiro. Muitos percalços, equívocos, limitações de toda sorte, por certo, acontecerão.

Mas, se conseguirmos instaurar na nossa comunidade uma cultura colaborativa, a probabilidade de promovermos mudanças significativas na qualidade da educação que oferecemos às novas gerações aumentará consideravelmente.

Nesse sentido, o projeto Teia do Conhecimento coloca-se como um elo de aproximação entre nós, professores e equipe gestora, vocês, pais, mães, responsáveis e nossos estudantes, seus filhos e filhas, para que possamos tecer juntos uma teia de conhecimentos fundamentais para o exercício efetivo da cidadania no mundo contemporâneo.

Além disso, através do blog, procuraremos tecer, ou seja, ligar os saberes necessários para ajudar nossos / nossas estudantes (e todos nós também) a transformarem-se em sujeitos críticos, criativos, livres, responsáveis, comprometidos ética, política e esteticamente com valores que dignifiquem a existência humana.

Isso tudo é possível: é só formarmos uma teia do Conhecimento! Fiquem à vontade para participar do Projeto!

A seguir, vocês encontram:

1. Objetivos
2. Conteúdos
3. Avaliação

1. OBJETIVOS

As vivências de ensino e aprendizagem que serão propostas através do Projeto Teia do Conhecimento têm o objetivo de ajudar seus filhos e filhas a serem cazes de:
  • · Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  •       Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Utilizar diferentes linguagens para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


2. CONTEÚDOS


Para desenvolver essas competências sugiro os conteúdos listados mais abaixo. Advirto que estamos em plena construção de um currículo orgânico, sistemático, contextualizado e significativo, por isso os conteúdos e objetivos são metas a serem atingidas com o desenrolar do projeto. É provável que só daqui a alguns meses (ou até quem sabe, anos) colheremos bons frutos. Muitas propostas estarão sendo vivenciadas pela primeira vez. Não se admirem se não conseguirmos efetivar agora tudo o que está sendo planejado.

Ouso dizer que não me incomoda muito o fato de não realizarmos "tudo". Para mim, o mais importante é iniciar nossos / nossas crianças e estudantes na postura filosófica do questionar, do indagar o porquê das coisas naturais e humanas. Se eles desenvolverem uma outra postura diante da realidade, mais crítica, criativa e reflexiva, acredito que o Projeto terá cumprido sua missão.

Enfim, fiquem com os conteúdos:

Teia do Conhecimento
Eixo temático: O ser humano

Série: 6º ANO

Filosofarte (duas aulas– 08 e 15/08)

  • Arte
  • Música
  • Filosofia
  • Ser humano
  • Canção: "Só marcando meu nome”
  • Atividade 01: Individual

Filosofando (duas aulas – 22 e 29/08)

· A admiração, o espanto e o início do filosofar
· Delimitação de tema de pesquisa
· Aristóteles / Platão (página do blog Teia do Conhecimento: o ser humano- GALERIA DE FILÓSOFOS)
· Letra: música escolhida por votação (consultar página 6º ANO INDICA)

· Vídeo I: (algum título que retrate a “cena mangue”)

· letras: A cidade (Chico Science / The Clash (música sendo selecionada)

· Atividade 02: (Grupo)



- Primeira etapa do projeto de pesquisa: formar grupo / delimitar tema



Ler & Escrever (duas aulas – 05 e 12/09)
· Linguagem verbal e não-verbal

· Texto, leitura e escrita

· Relação entre Língua Portuguesa e Filosofia

· Sublinhar e resumir

· Gênero canção

· Vídeo I: votação (página 6º ANO INDICA)

· Letra: O silêncio (Arnaldo Antunes)

· Atividade 03: (Individual)





-Sublinhar e resumir textos (“sustentabilidade” / “energia” / “movimento mangue”



Filosofando (duas aulas– 19 e 26/09)

· Atitude filosófica (indagar – investigar)

· Formular questões

· Vídeo I: O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas

· Letra: alguma composição da banda de rap norte-americana Public Enemy

· Atividade 04

Projeto de pesquisa: segunda etapa – formular questões / ler, sublinhar e resumir textos (textos relacionados ao tema da escola e ao tema do grupo)



Teia do conhecimento –ciências (duas aulas – 03 e 10/10)



· O que é ciências

· Relação ciência e filosofia

· Vídeo I: Caçadores de mitos

· Projeto de Pesquisa: terceira etapa (Plano do trabalho)

· Atividade 05 - Individual



Filosofarte (duas aulas– 17 e 24/10)



· Relacionar arte e filosofia

· Funções da arte

· Arte engajada (música e política)

· Rock, rap, MPB, mangue beat e o discurso político

· Projeto de Pesquisa: quinta etapa (coleta de informações)

· Atividade 06 – grupo

Ler & Escrever (duas aulas – 31/10 e 07/11)



· Gênero trabalhado pela turma

· Relacionar filosofia e língua portuguesa

· Atividade 07 – Individual

· Projeto de pesquisa: sexta etapa: Leitura crítica / Fichamento de tópicos



Filosofando (duas aulas– 14 e 21/11)



· A reflexão filosófica

· Atividade 08 – grupo

· Projeto de pesquisa: sexta etapa: Leitura crítica / Fichamento de tópicos





Teia do conhecimento: história e Geografia (duas aulas – 28/11 e 05/12)



· O que é história

· O que é Geografia

· Construção lógica / Redação do trabalho

· Atividade 09 – individual

· Projeto de pesquisa: Construção lógica / Redação do trabalho



3. AVALIAÇÃO

Abaixo, vocês encontram uma ficha através da qual acompanheirei mais de perto a produção dos / das estudantes. A cada atividade realizada, será atribuído um dos três conceitos abaixo:

F - Executa com Facilidade

D - Executa com Dificuldade

N - Não consegue Executar

Em princípio, a ideia é colocar um grupo de cinco estudantes por encontro em diferentes situações de aprendizagem onde sejam desafiados a mobilizar conhecimentos, saberes, atitudes e procedimentos para resolverem os problemas propostos.

Eis o instrumento de avaliação que será utilizado no Projeto Teia do Conhecimento

FICHA DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL


Área : Filosofia

Mês:

Bimestre:

Turma: 6º ANO B

Nº do

Aluno

N – Não consegue Executar D – Executa c/ Dificuldade F – Executa c/ Facilidade

ATIVIDADES

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25



Relação dos estudantes



Grupo 01:

1. Alexandre Dias
2. Alter Guedes
3. Amanda de Melo
4. André Martins
5. Anna Bianca
6. Carlos Alberto
7. Elizabeth Bandeira
8. Gabriel Figueiredo
9. Gabriel Freitas
10. Gabriel Henrique
11. Guilherme Correa

12. Gustavo Adolfo



Grupo 02:



13. Heitor Araújo
14. Igor Albuquerque
14. João Lima
15. Jordano Sabino
16. Júlia Vanderley
17. Laura dos Santos
18. Luisa Passos
19. Marília Gouveia
20. Mayara Paula
21. Rubens Fernando
22. Ryan Filipe
23. Sabrina de Souza
24. Vito de Assis



Atividades (critérios de avaliação)

1. Respeita as regras construídas coletivamente? .

2. Presta atenção aos comandos e segue-os adequadamente?

3. Cuida de seus objetos, dos objetos coletivos? E do ambiente?

4. Lê com adequação para a série matriculado?

5. Ouve e acompanha com atenção a canção “Só marcando meu nome?”





OBSERVAÇÕES



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



FICHA DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL




Área : Filosofia

Mês:

Bimestre:

Turma: 6º ANO B

Nº do

Aluno

N – Não consegue executar D – Executa c/ Dificuldade F – Executa c/ Facilidade

ATIVIDADES

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

Relação dos estudantes



Grupo 01:

1. Ana Beatriz
2. Ana Margarida
3. André Felipe
4. Diogo Bruno
5. Eduardo Vasconcelos
6. Elliot
7. Fernanda Mariane
8. Helena Buarque
9. Iara Gama
10. Jean-Luc Costa
11. Júlia Vitória

Grupo 02:

12. Jully Souk
13. Letícia Travassos
14. Lucas Nóbrega
15. Luiz Marques
16. Maria Beatriz Barbosa
17. Maria Beatriz Medeiros
18. Pedro Basílio
19. Pedro Brandt
20. Rodrigo Rêgo
21. Sofia Melo
22. Yasmin dos Santos



Atividades (critérios de avaliação)



1. Respeita as regras construídas coletivamente? .

2. Presta atenção aos comandos e segue-os adequadamente?

3. Cuida de seus objetos, dos objetos coletivos? E do ambiente?

4. Lê com adequação para a série matriculado?

5. Conseguiu entrar no blog? Leu primeira postagem do 2º semestre?

6. Anotou na agenda a tarefa extra-sala?





OBSERVAÇÕES



____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário