APRESENTAÇÃO


Uma teia é um conjunto de fios de seda produzidos pela aranha. Assim como a teia da aranha é composta por minúsculos fios de seda, o conhecimento humano também é formado por diversos "fios", ou melhor, diversas formas de saberes e  conhecimentos que, juntos, formam o tecido da realidade.

Para facilitar nossa compreensão sobre a realidade o conhecimento foi dividido em diversas áreas. Você conhece muito bem essas áreas, pois elas compõem o seu currículo escolar: Arte, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, História, Geografia, Filosofia, entre outras.

Cada área estuda um campo específico: a Língua Portuguesa se preocupa com a formação e com o uso competente da nossa língua materna; a História se preocupa em conhecer como o mundo que conhecemos hoje se constituiu ao longo do tempo; a Geografia se interessa pela compreensão das diferentes possibilidades de interação do ser humano com o meio; as Ciências Naturais estão preocupadas em entender os fenômenos químicos, físicos e biológicos e como eles condicionam a existência humana; e por aí vai.

Acontece que os fenômenos estudados pelas ciências não ocorrem separadamente na realidade.  O Projeto Teia do Conhecimento foi pensado para ser um elo de ligação entre as diversas abordagens da realidade, proporcionando uma visão mais ampla sobre o que é o mundo onde você vive, quem são as pessoas com as quais você convive e, principalmente, quem você é.

  
Sobre o que estudaremos 


1) Como eixo temático geral estudaremos quem é o ser humano, ou seja, nossos estudos estarão voltados para uma melhor compreensão sobre quem somos nós;
2) Também investigaremos a relação entre a arte e as questões socias. Vamos procurar direcionar nossos estudos para o discurso  social das canções, com o foco voltado para a música contemporânea pernambucana. A intenção é identificar quem são os músicos que abordam nas suas letras problemas ambientais.  O objetivo aqui é contribuir com o projeto da escola "Energia Sustentável Para Todos";
4) Cada Comunidade Restrita de Investigação estudará um tema de interesse da equipe.

Como estudaremos

Para saber sobre nosso método de trabalho é só clicar na palavra a seguir: COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO