FILOSOFAR

 

No decorrer de sua história, os seres humanos construiram várias formas de conhecimento. Mito, religião, senso comum, ciência e filosofia são algumas maneiras de compreender, ou seja, dar sentido à realidade.

Aqui, na página FILOSOFAR, iremos estudar mais de perto o que é filosofia e como ela pode nos ajudar a conhecermos melhor nosso mundo, as outras pessoas e, principalmente, nós mesmos. 

 
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Periodização da história da Grécia Antiga
- Civilização micênica - desde o início do segundo milênio a.C. e tem esse nome pela importância da cidade de Micenas, de onde, no século XII a.C., partem Agamemnon, Aquiles e Ulisses para conquistar Tróia.

- Tempos homéricos (séculos XII a VIII a.C.) - nesse período teria vivido Homero (século IX ou VIII). Mundo essencialmente rural. O enriquecimento dos senhores faz surgir a aristocracia proprietária de terras e o desenvolvimento do sistema escravista.

- Período arcaico (séculos VIII a VI a.C.) - grandes alterações sociais e políticas com o advento das cidades-estados (pólis). Desenvolvimento do comércio e consequente movimento de colonização grega.

- Período clássico (séculos V e IV a.C-) - apogeu da civilização grega. Na política, expressão da democracia ateniense; explosão das artes, literatura e filosofia. Época em que viveram os sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles.

- Período helenístico (séculos III e II a.C.) - decadência política da Grécia, com o domínio macedônico e conquista pelos romanos. Culturalmente se dá a influência das civilizações orientais.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993

A palavra filosofia


A palavra filosofia é composta pelos termos gregos philo e sophia. Philo deriva-se de philia, significando amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais, e sophia quer dizer sabedoria. Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber, e filósofo o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

A filosofia indica o estado de espírito da pessoa que ama, ou seja, que deseja, valoriza, respeita e procura o conhecimento.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia. Ele teria dito que aos deuses cabe a sabedoria plena e completa, enquanto que aos homens cabe desejar e amar a sabedoria, tornando-se filósofos.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003, texto adaptado.
 

O nascimento da Filosofia

 
Os historiadores apontam o final do século VII e início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, como o momento de nascimento da Filosofia. (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo.

As primeiras questões levantadas diziam respeito à cosmologia. “A palavra cosmologia é composta por cosmos, que significa mundo ordenado e organizado, e logia, que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza.
Os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos (Sócrates é a referência para a divisão da filosofia grega), se preocuparam com o princípio (a arché) de todas as coisas, o fundamento de todos os seres. As respostas dadas pelos pré-socráticos foram as mais variadas: para Tales é a água; para Anaximenes é o ar; para Demócrito é o átomo; para Empédocles, os famosos quatro elementos, terra, água, ar e fogo, e por aí vai.

Atitudes filosóficas
Questionar
Questionar significa ser curioso, perguntar a si mesmo e aos outros sobre tudo o que existe, colocar em questão as afirmações feitas sobre a realidade, interessar-se pelas coisas e pensar sobre elas, suspeitar do que é dito habitualmente, desconfiar das convenções estabelecidas. Algumas perguntas podem ajudá-lo no ato de questionar:
  • O que é? (O que são as coisas que estão à nossa volta? Como se definem, o que significam [os costumes, as crenças, a natureza]? Quem somos? O que significam nossa experiência, nossas ideias, sensações, emoções? Exemplos: o que é a vida? Quem sou eu?)
  • Como acontece? (Como funcionam as coisas naturais e humanas, que relações elas mantêm entre si? Exemplos: como surgiu a vida? Como determinar o que é vivo ou não? Como sou? Como me tornei o que sou?)
  • Por quê? Para quê? (Qual o sentido, a razão, a justificativa, a finalidade, o objetivo das coisas ou dos fenômenos naturais e humanos? Por que elas são o que são e por que acontecem dessa maneira? Exemplos: para que existe a vida? Por que eu existo?)

Investigar

Investigar quer dizer procurar respostas para os problemas, examinar e comparar essas respostas, buscar as soluções mais satisfatórias (nem sempre definitivas), questionar as próprias perguntas para avaliar se são satisfatórias e se vale a pena investigá-las. Fazem parte do investigar:

  • Formular hipóteses, analisar e classificar diferentes tipos de respostas, abrindo um amplo leque de alternativas.
  • Comparar e examinar alternativas, distinguindo opções válidas, consistentes, interessantes, significativas.
  • Estabelecer critérios para julgar e classificar as opções. Escolhê-las, defini-las.
  • Formular e desenvolver conceitos que expliquem o quê, o como e o porquê de algo.
  • Analisar as bases a partir das quais construímos nossos conceitos e verificar se são seguras, claras, razoáveis.
  • Buscar os princípios a partir dos quais possamos explicar as coisas.
  • Examinar as razões e os argumentos apresentados que justificam as ideias, assim como formular e desenvolver suas próprias razões e argumentos para defender ou criticar ideias próprias e alheias.

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