terça-feira, 31 de julho de 2012

A escola que queremos

E aí, galera, estamos de volta! Antes de mais nada, espero que tenham se divertido durante as férias!

Como digo no texto de introdução do material didático que utilizaremos (que vocês receberão no próximo encontro), toda volta das férias representa um misto de alegria e tristeza: alegria por reencontrar os amigos e amigas´e botar os assuntos em dia, e tristeza, pois novamente aulas, professores, provas, tarefas, cobranças, punições, ...
Semestre passado vocês fizeram alguns desenhos sobre o que a escola representa para vocês. O resultado só fez confirmar a imagem negativa que boa parte de vocês tem da escola: prisão, sono, violência, solidão, foram algumas das imagens construídas.

Mas quem disse que escola tem que ser chata e entediante? Todos nós, estudantes, pais, funcionários, professores, pais, coordenadores, diretores, não somos responsáveis por criarmos situações onde o ensino e a aprendizagem ocorram de forma contextualizda e significativa, mas também prazerosa e divertida? Então, galera, vamos fazer nossa parte!
Ciente dessa responsabilidade, convido vocês, estudantes do 6º ano e demais colaboradores, para participarem do projeto Teia do Conhecimento.

Aqui compartilharemos não só nossos conhecimentos e saberes, mas, principalmente, nossas dúvidas e incertezas, sempre, claro, com muita alegria e prazer.

Música e política

Além de gostar da música pernambucana, me preocupo com questões políticas. Por isso resolvi, na nossa COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO pesquisar quais bandas ou cantores da cena musical pop pernambucana apresentam nas suas canções um discurso político. E como é muito mais significativo pesquisar em grupo, vou convidar alguns amigos professores para investigar comigo esse tema.

A música abaixo, do cantor, compositor e rapper carioca Marcelo D2, faz parte da nossa primeira atividade. Resolvi começar com a música "Só marcando meu nome" porque a maioria de vocês deve conhecer o personagem Rodinei, da novela Cheias de Charme, da Rede Globo de Televisão. Ele é representante de um dos elementos do Hip Hop, o grafite. O rap, outro elemento desse movimento que surgiu nos E.U.A. e ganhou as ruas de todas as metrópoles do mundo, é um estilo musical que aproxima música e política.




Teia do Conhecimento: O Ser Humano (Guia Didático)

Uma das dificuldades que temos para trabalhar filosofia na educação básica é a pouca oferta de materiais didáticos adequados para um trabalho em sintonia com as novas orientações educacionais. Visando minimizar essa carência, parti para a construção de uma coleção didática. Na recém criada página GUIA DIDÁTICO, você encontrará a versão virtual dos capítulos do material que será entregue a cada mês para uso exclusivo em sala de aula.

O material didático ainda trará canções de bandas como Public Enemy, Rage Against the Machine e Radiohead, do lado internacional, e bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Faces do Subúrbio, do lado nacional. 

Fiquem com um dos maiores nomes do rap de todos os tempos, o Public Enemy e a música "Can´t truss it". Depois, Chico Science & Nação Zumbi, ícones do movimento mangue, também influenciados pelo rap, que na década de 1990 ajudaram a colocar a produção musical pernambucana novamente em evidência, com a música "A cidade".







Finalizo a postagem, formalizando o convite para:

1) Vocês, estudantes do 6º ano;
2) Os professores Carlito, Cíntia, Saulo, Mariana e Rodolfo, cujas áreas do conhecimento são fundamentais para o sucesso do projeto;
3) A coordenadora Karla, a diretora pedagógica Rozário, e a psicóloga Joana do Fundamental II, todas fãs incondicionais da música pop pernambucana;
4) Os senhores e senhoras responsáveis  por nossos estudantes;
5) Todos que se interessarem pelo projeto.

Para aceitar o convite é só se tornar um seguidor do blog. Mais detalhes na página de APRESENTAÇÃO.

Desde já grato pela atenção e contando com suas participações,


Zebé Neto
filósofo, escritor e educador





3 comentários:

  1. muito massa as musicas professor,mais a que eu mais gostei foi(marcelo d2 so marcando meu nome)
    pq?
    eu n sei acho que faz mais o tipo musica que eu gosto

    ResponderExcluir
  2. Massa, Gustavo! Essa música que você gostou está no material didático que passaremos a adotar a partir da próxima quarta (confere a página GUIA DIDÁTICO).
    Me diz uma coisa, Gustavo: você não acentou as palavras acima, por quê?

    Abração!

    ResponderExcluir